A Uneafro, em parceria com o Projeto Seta, realizará no dia 19.08, sábado, o seminário “Os desafios da educação para as relações étnico-raciais e o novo Plano Nacional de Educação”. A atividade ocorrerá na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no Largo São Francisco, a partir das 9h.

No evento, estarão presentes estudantes dos cursinhos populares da Uneafro, professores e lideranças do movimento negro para debater a construção do próximo PNE, que deverá ser construído, votado e implementado até 2025 e dá continuidade à 1ª Jornada Uneafro-Br pela Equidade Racial na Educação, que aconteceu em Brasília, em junho.

Para a entidade, é urgente que o Plano contenha diretrizes para a superação de desigualdades e as relações étnico-raciais na educação. “Nosso objetivo com esse seminário é apontar caminhos para elaborações no campo da legislação e de políticas públicas que norteiem a educação com estratégias para reduzir os abismos educacionais entre estudantes negros e brancos, como o Programa Nacional de Equidade Racial na Educação Básica”, avalia Douglas Belchior, co-fundador da Uneafro.

A programação do Seminário contará com a apresentação da pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”, lançada no dia 27.07, seguida pelo debate “A condição da população negra na Educação Básica: estratégias para superação”.

A programação é encerrada com a mesa “Trajetória, aprendizagem e permanência: as/os sujeitos da aprendizagem negras/os na educação básica”, a partir das 11h30.

Para participar, é necessário realizar a inscrição no link.

Pular para o conteúdo