Colabore com a UNEafro Brasil

A UNEafro Brasil foi fundada em 2009, a partir da experiência acumulada durante 12 anos por seus fundadores em outras organizações como movimento estudantil, MST, partidos políticos de esquerda, Movimento de Cursinhos Comunitários, Movimento Negro e Movimento Sindical. Constitui-se em uma articulação de jovens e adultos moradores de regiões periféricas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. Essa articulação se dá a partir da organização de núcleos de educação popular que desenvolvem trabalhos de base, tais como cursinhos pré-vestibulares comunitários, formação política, defesa de gênero, da diversidade sexual, dos direitos humanos e da cidadania.

Outra importante ação consiste nas permanentes ações de denúncia e pressão junto ao poder público para a efetivação de políticas públicas voltadas para os grupos historicamente excluídos, em especial negros e negras. Os núcleos são mantidos através do trabalho militante de lideranças comunitárias, professores e estudantes voluntários. O trabalho social da UNEafro Brasil está, atualmente, organizado em 30 núcleos de base.

Vale lembrar que a UNEafro Brasil assume as categorias raça, classe e gênero como princípios fundantes/norteadores da sua prática política e ações nas comunidades.

Principais ações, desde 2009:

ÁREA DE EDUCAÇÃO POPULAR E CULTURA NEGRA

Ação Atividades  Resultados parciais
Cursinhos populares

(pré-vestibular comunitário)

30 núcleos atendem 2.100 jovens pobres, negros, quilombolas e indígenas por ano. Pessoas de baixa renda acessando as universidades brasileiras.
Formação de novas lideranças nas comunidades Encontros mensais de formação política com militantes dos núcleos de base. Formação nos temas de raça, classe e gênero. Abertura de novos cursinhos comunitários.
Jornada pela Educação Formação e mobilização de jovens lideranças negras. Estudantes, professores e coordenadores mobilizados, visando ampliar o debate e apoiar as reinvindicações por uma educação antirracista.
Cultura Afro-Brasileira Ponto de Cultura Itinerante e oficinas. Resgate de autoestima e valorização da história negra.

ÁREA DE COMBATE AO RACISMO E AO GENOCÍDIO NEGRO

Ação Atividades Resultados parciais
Comitê de mobilização contra o genocídio da população negra Reuniões periódicas, audiências públicas com deputados e protestos. Mobilização popular e elaboração de dossiê sobre violência policial em SP.
Denúncia de casos de racismo Atendimento de vítimas de discriminação racial e violência da polícia. Sensibilização da população e cobranças do poder público.

ÁREA DE MOBILIZAÇÃO POPULAR

Eixo de atuação Ações  Resultados parciais
Aulas Públicas Realização de 15 eventos em locais públicos, a partir de temas de interesse da classe trabalhadora e população negra. Novo sentido histórico para espaços públicos, diálogo com trabalhadores, contextualizando datas históricas com lutas atuais, com aulas de professores militantes.
Manifestações públicas Participação em protestos e atos políticos em datas importantes como 8 de março, 21 de março, 13 de maio e 20 de novembro. Ressignificação de datas que relembram revoltas populares e lutadores do povo.

A cada ano, as ações atendem cerca de 2 mil estudantes e, entre todos os permanentes desafios que se colocam para a continuidade do nosso trabalho, dois deles são emergenciais:

– Um mínimo de condições financeiras para o funcionamento da sede, alocada na Rua Abolição, 418, Bela Vista – São Paulo, o que significa recursos para recursos humanos, aluguel, telefone e material de escritório.

– Reprodução do material didático dirigido aos estudantes de nossos Cursinhos Comunitários.

Pedimos que todos aqueles que queiram colaborar que façam contato através do e-mail

[email protected] e manifestem sua adesão.

Os colaboradores poderão contribuir com qualquer valor a partir de R$ 20,00 mensais, pelo PagSeguro, ou ainda valores diversos de maneira eventual ou pontual.

FAÇA UMA DOAÇÃO FINANCEIRA

As doações devem ser realizadas na seguinte conta corrente:

Banco do Brasil | Agência 4054-1 | Conta Corrente 285.078-8

PIX: [email protected]

Swift Code: ABCBBRSPXXX

Em nome de: Instituto de Referência Negra Peregum

CNPJ: 11.140.583/0001-72

 

Pular para o conteúdo