Participante de várias lutas sociais, a UNEafro, sediada em São Paulo, completa 12 anos contando em fotos os principais momentos de sua história para o público das estações Adolfo Pinheiro e AACD-Servidor. A exposição, realizada pela instituição em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, traz imagens de temas relacionados à cultura afro-brasileira.

Entre as fotos expostas, está a de uma aula, em 2009, oferecida para alunos desejosos em ingressar no ensino superior, no Largo do Paissandu, onde se localiza a Igreja dos Pretos, no centro de São Paulo. Ao longo da trajetória da instituição, mais de 12 mil pessoas participaram presencialmente dos cursinhos comunitários pré-vestibulares coordenados pela UNEafro.

A educação é uma das áreas mais conhecidas do movimento. Os cursinhos atendem jovens e adultos, vindos de escolas públicas, prioritariamente negros e negras, que almejam ingressar em universidades ou prestar um concurso público.

A importância do papel da mulher na construção do movimento negro é outro tema exposto. A UNEafro, além de possuir lideranças femininas, já contribuiu para a formação de mais de 150 mulheres.

“Somos um movimento social e popular e temos no povo negro o verdadeiro protagonista. Nascemos da articulação da juventude negra no combate ao racismo, por isso, nosso movimento é inspirador. A Uneafro tem contribuído com todas as suas forças para fortalecer o Movimento Negro em São Paulo”, registra Vanessa Nascimento, cofundadora da Uneafro Brasil.

“Com essa exposição, a ViaMobilidade cumpre seu papel de ir além de oferecer um transporte eficiente”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária. “Buscamos sempre levar informação e cultura aos passageiros, contribuindo para ampliar seu conhecimento em várias áreas”, completa.

Agenda:

Exposição “Juventude Negra em Movimento”: Linha 5-Lilás:

Estação Adolfo Pinheiro: de 3 a 30 de setembro

Estação AACD-Servidor: de 2 a 31 de outubro

Pular para o conteúdo