Evento contará com as presenças de Douglas Belchior, Beatriz Lourenço, Débora Dias, entre outros.

A Uneafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora, inaugura no próximo dia 26, sábado, a sede oficial da entidade, localizada na região central da cidade de São Paulo.

O evento contará com as presenças de Douglas Belchior, fundador da Uneafro; do poeta e escritor Sérgio Vaz; da co-vereadora Débora Dias, além de atividades culturais de contação de histórias para crianças, com o projeto “Todo disco Vira História”, grupo “Pagode na Disciplina” e discotecagem com o DJ Bibo Quesada.

A inauguração também marcará o lançamento de um material didático do movimento, construído por professores, com conteúdo e referências voltados para a população negra.

“É histórico imaginar um movimento de cursos comunitários pré-vestibular lançar seu próprio material didático. A construção foi coletiva e esperamos que nossos alunos e alunas possam estudar a partir de novas óticas, aquelas que de fato considerem sua origem e realidade”, afirma Fabíola Carvalho, coordenadora da Uneafro Brasil. 

O movimento de educação popular foi fundado há 13 anos e se articula em diversos núcleos de atuação, em mobilizações institucionais, pautando o poder público e por meio de projetos e cursos voltados para a população preta e periférica e com o objetivo de combater o racismo e as desigualdades raciais e sociais.

“A  Uneafro é um quilombo educacional, que objetiva a transformação da vida de milhares de pessoas que buscam ocupar espaços historicamente negados à população negra, como as universidades, e estamos fortalecendo esse espaço de articulação, com material didático próprio e muitas atividades para pessoas de todas as idades”, afirma Vanessa Nascimento, cofundadora da Uneafro Brasil.

O novo espaço físico da Uneafro também se consolida como um ato político. Isso porque militantes da luta pela educação passarão a ocupar um espaço na rua Abolição, na Bela Vista, território negro no centro de São Paulo, conhecido por diversas lutas contra o racismo e desigualdades sociais desde o Quilombo Saracura, passando pela escola de samba Vai-Vai e, mais recentemente, pela memória dessa região histórica ameaçada pelas construções da estação do metrô. 

“Após mais de uma década poder inaugurar um espaço nosso, que irá atender a sociedade com ações de assistência jurídica, cuidado e saúde mental, educação, entre outras atividades, nos enche de orgulho. Aquilo que começamos na rua, fazendo muitas vezes aulas com cadeiras em praças, hoje é um dos maiores movimentos de educação popular do Brasil”, finaliza Vanessa. 

Serviço
Inauguração Sede UNEAFRO
Rua Abolição,418, Bela Vista, São Paulo ( próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô)
Horário:13h às 22h

Pular para o conteúdo