A UNEafro Brasil, ao lado do Coletivo Linguagem Periférica e Alma Preta Jornalismo, realizaram entre o fim de abril e o início de maio a campanha “Meu 1º Voto Antirracista” para incentivar a juventude negra e periférica, a partir dos 16 anos, a tirar o título eleitoral e conseguir participar das eleições 2024 através do voto. O prazo final para regularizar a documentação foi até 08 de maio.

A campanha realizou diversas ações nas redes sociais e em mutirões nos territórios da cidade de São Paulo como Vila Carrão, Itaquera, São Mateus, Arthur Alvim, Parque Santa Madalena, Jardim Iguatemi, Barra Funda, Bela Vista, República, Liberdade, Sé, Jd. Pedreira, Juaniza, COHAB Jucelino Kubitschek, Jaçanã, Jardim Miriam e nos municípios de Poá e São Bernardo do Campo, conversando com a juventude sobre a importância do título eleitoral e informando endereços dos cartórios eleitorais de cada região para facilitar o agendamento e comparecimento desse público nos locais oficiais.

Uma parceria com o coletivo Projetemos também somou forças à iniciativa com uma projeção de mensagem na região da Consolação, no centro de São Paulo.

Para Stéfany Lourenço, coordenadora do Núcleo 11 de Agosto, da UNEafro em Poá-SP, a importância da participação da juventude nesse processo é decisiva, inclusive para definir o próprio futuro. “A juventude negra e periférica é a principal impactada pelas políticas públicas da cidade. Se tem algum desmonte, principalmente na educação, na mobilidade urbana e na segurança pública, somos nós as pessoas atingidas. Somos as maiores vítimas da violência, tanto nas quebradas, quanto no campo. Por isso é urgente que a juventude tire o título eleitoral para participar, de fato, dos processos que definem o nosso futuro”.

De acordo com a Justiça Eleitoral, de janeiro a março deste ano, mais de 480 mil pessoas entre 16 e 17 anos procuraram cartórios eleitorais para tirar o primeiro título. O último censo do IBGE de 2022 indica que 5,7 milhões de jovens de 16 a 18 anos estariam aptos a votar nessas eleições.

 

Pular para o conteúdo