A Uneafro Brasil, organização do movimento negro brasileiro pela educação popular e pela defesa de direitos da juventude negra, apresenta preocupação com a nova nomeação para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Com a saída de Flávio Dino da pasta para o Supremo Tribunal Federal, alguns nomes circulam para ocupar o posto. Ao que parece, ainda que organizações do movimento negro atentem para a urgência da mudança do padrão da branquitude dentro dos espaços de representação do Brasil e apresentem quadros de pessoas negras qualificadas para diferentes funções dentro do governo, ainda não será desta vez no MJSP.

Diante desse cenário, é preciso que a sociedade se mobilize para que o Ministério da Justiça não seja comandado por setores da sociedade que não reconhecem o combate ao racismo como elemento fundamental para a democracia e justiça plena no Brasil.

Nesse sentido, diante das possibilidades, entendemos que Marco Aurélio de Carvalho, advogado, fundador do Grupo Prerrogativas, aliado e apoiador de diversas ações do movimento negro, é o melhor nome da lista de possíveis ministros. É fundamental que a escolha da liderança do MJSP considere seu comprometimento com a justiça social e a luta antirracista e que tenha diálogo aberto com movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Um Ministério de fundamental relevância para as demandas sociais precisa representar a maioria da população brasileira.

Pular para o conteúdo