É com imensa tristeza que a Uneafro Brasil informa o falecimento do nosso irmão Thiago Marcelino, 39 anos, companheiro da nossa irmã Luana Vieira, coordenadora do Núcleo Pagode Na Disciplina, no Jardim Miriam, Zona Sul, uma das regiões com maior população negra da cidade de São Paulo. 

Durante todo o período de pandemia estavam juntos na linha de frente das entregas de cestas básicas para as famílias do território e no preparo de comida para a montagem de marmitas entregues todos os dias, de segunda a segunda. Foi lá também que Thiago construiu sua vida, criou seus filhos e edificou a sua comunidade de samba, que há quase 6 anos traz alegria e lazer para todos que ali vivem. Assim, perdemos não apenas um companheiro de linha de frente no combate ao COVID-19 no Brasil, mas também um pai, um marido, um amigo, um irmão, militante do movimento negro, músico e sambista.

Thiago foi um dos idealizadores do Pagode na Disciplina, comunidade de samba em que tocava pandeiro. Antes da pandemia, o samba acontecia no último domingo de cada mês e reunia centenas de pessoas na rua da zona sul de São Paulo. Com os instrumentos silenciados, o samba continua ajudando a quebrada, aquela que dividia a rua com o samba, todos os domingos. Esse espaço de referência também é biblioteca, cursinho comunitário da Uneafro Brasil para ingresso de jovens na universidade e uma imensa família, aquela que nasce e perdura em nome do samba. 

Thiago, obrigada por toda luta incansável, pela alegria no partido alto e por ajudar milhares de famílias negras e periféricas. Toda solidariedade à comunidade Pagode na Disciplina e à sua família nesse momento, que é nossa também, todo o nosso amor e amizade eterna. Descanse em paz, companheiro. 

“Oyá

É o povo de cá pedindo pra não sofrer

Nossa gente ilhada precisa sobreviver

E levantam-se as mãos, pedindo pra Deus oyá

Já não se vive sem farinha e pirão não há

Não haveria motivos pra gente desanimar

Se houvesse remédio pra gente remediar

Já vai longe a procura da cura que vai chegar…” – Reinaldo 

Pular para o conteúdo