Honrando o legado deixado por Lélia Gonzalez, nós, do projeto Lélia Gonzalez Vive convocamos mulheres negras de todo país a celebrar o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha (25 de julho), recriando nosso lugar na sociedade brasileira.

Em parceria com organizações e coletivos de mulheres negras, criamos o Amefricanifesto para demonstrar nossa indignação diante do racismo e do machismo estrutural e estruturante do nosso país, e valorizar nossas lutas pela igualdade, um manifesto colaborativo e artístico.

A partir do dia 20 de julho, o Amefricanifesto ganha espaço nas redes e nas ruas, ilustrando o exercício coletivo de reimaginação. É urgente que mais mulheres negras tomem consciência do lugar que ocupam e daqueles que poderiam ocupar.

No dia 25, o Amefricanifesto será divulgado ao público pela primeira vez em múltiplos canais: no site oficial da campanha (bit.ly/amefricanifesto), na programação do Festival Latinidades, em um evento aberto ao público em Brasília (Infinu, 506 Sul), por meio de uma convocatória a artistas com o apoio do Design Ativista e também nas redes sociais do projeto e de organizações parceiras.

A iniciativa tem apoio do Movimento Negro Unificado (MNU), Mulheres Negras Decidem (MND), A Tenda das Candidatas, Instituto Afrolatinas, Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Uneafro Brasil, Geledés – Instituto da Mulher Negra -, Design Ativista, Editora Zahar e Infinu – Comunidade Criativa.

Informações:

Pular para o conteúdo