Pedido feito por 160 entidades ocorreu após Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, ser novamente vítima de discriminação

Organizações da sociedade civil entregaram, nesta quinta-feira (25), uma carta à Delegação da União Europeia (UE) no Brasil após mais um episódio de racismo contra o jogador Vinícius Júnior, que atua no Real Madrid, da Espanha — país membro da UE. Mais de 160 entidades, incluindo a Conectas, demandam medidas para combater o racismo não apenas no futebol, mas em toda a sociedade, especialmente nos países do bloco.

As organizações ressaltam que, como Estado-Membro da União Europeia, espera-se que o bloco aja firmemente na cobrança de responsabilização diante desse recente caso de racismo no esporte, considerando as normativas regionais de direitos humanos que combatem todas as formas de discriminação.

“O que atenderia nossos anseios são ações enérgicas e concretas endereçadas não apenas ao episódio do último 21 de maio perante a La Liga e todos os envolvidos, mas também para que o futebol seja tomado como uma política pública com construção e implementação concreta de ações que tenham na centralidade o enfrentamento ao racismo”, afirmam na carta.

Reprodução: Conectas Direitos Humanos

 

Links para sua referência

Pular para o conteúdo