O novo material didático da Uneafro Brasil já está sendo distribuído para estudantes dos núcleos de cursinhos populares pré-vestibulares. A apostila inédita com 18 capítulos e mais de 500 páginas foi construída pelo time pedagógico da organização.

Com abordagens sobre estudos africanos, povos quilombolas, povos originários, soberania alimentar, questões ambientais, ditadura militar, encarceramento em massa, comunidade lgbtqia+ e sexualidade, o material recebe autoras e autores com acúmulo e experiência sobre os temas descritos. Tudo conectado com as pautas e lutas realizadas há 13 anos pela Uneafro.

“Esta apostila é parte desta estratégia, uma conquista que visa qualificar o trabalho que realizamos em dezenas de comunidades e que deve ser utilizado como base para o estudo no dia a dia, complementar à frequência nos Cursinhos. É um instrumento para nossa luta diária por justiça”, diz um trecho do texto de introdução.

Na abertura de cada capítulo, há a apresentação de imagens e citações de personalidades que são referências para a Uneafro Brasil e que sistematicamente são invisibilizadas na educação formal. O texto norteador é a base estrutural do capítulo, é ele quem contextualiza e aprofunda o assunto estabelecendo vínculos com os enunciados dos exercícios. Os exercícios selecionados fizeram parte de vestibulares, ENEM e concursos públicos dos últimos dez anos. 

O novo material didático foi realizado pela Uneafro Brasil, Instituto de Referência Negra Peregum, Oralituras e Itaú Social.

Pular para o conteúdo