Nota de repúdio ao decreto 36.297/2019, editado pelo prefeito da cidade de Guarulhos

O Feriado da Consciência Negra na cidade de Guarulhos foi instituído pela Lei Municipal 5.560 de 2003, e é uma conquista dos Movimentos Negros da Cidade.

A data do dia 20 de Novembro não se trata de uma data qualquer do Calendário Nacional. É data histórica a todos os movimentos Negros de resistência existentes em nosso País.

O dia 20 de Novembro, Prefeito Guti (PSB), trata-se da homenagem a Zumbi dos Palmares que morreu lutando por liberdade do povo Negro.

A decisão de alterar o feriado para o dia 18 de novembro, desconfigura toda uma história, e ao tomá-la o Prefeito Guti (PSB) desconhece as lutas da população Negra e seus protagonistas. Esta alteração só demonstra o desrespeito à nossa População Negra, e deixa evidente a ausência de compreensão da prefeitura sobre a importância da data.

Vale dizer que a data também representa um momento de reflexão e um chamamento à luta pelo fim do racismo, que, inclusive, existe na cidade de Guarulhos. Ao negligenciar esta data, o Prefeito Guti demonstra total desinteresse no enfrentamento ao racismo.

Assinam:

Núcleo Uneafro Jurema.

Coletivo Mãe Terra

Núcleo da Uneafro na Ocupação 9 de Julho do MSTC

Núcleo Uneafro Kleber Criolo.

Comissão Anti Racismo Apeoesp SBC.

Aprofesp

MTST

Mes Guarulhos

Emancipa Guarulhos

AEC 100ZALA

Metamorphose Cia. De Teatro

Afronorte Associação dos Afrosdescendentes do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Uneafro Brasil Núcleo Luiza Mahin

União Brasileira de Mulher