Clique nos links abaixo e inscreva-se para: 

»Professor@s voluntari@s

»Nov@s Alun@s

 

O movimento social de cursinhos comunitários da UNEafro Brasil está com inscrições abertas  em São Paulo, região metropolitana e interior. Ao todo são ofertadas 600 vagas em 18 núcleos, voltadas para pessoas interessadas em se preparar para o ENEM e vestibulares.

Para se inscrever em uma das vagas, basta acessar os dois links acima. No momento da inscrição é possível consultar quais são e optar por um dos cursinhos com vagas disponíveis. A coordenação entrará em contato nos dias seguintes para confirmar a vaga.

Na maioria dos núcleos as aulas ocorrem aos finais de semana, mas há opções em dias úteis intercalados em algumas unidades. Isso facilita a participação de trabalhadores que desejam retomar os estudos e ingressar no ensino superior. Os cursinhos são gratuitos e funcionam a partir do trabalho voluntário de professores, coordenadores e pessoal de apoio, desde 2009.

O projeto pedagógico é focado na revisão das disciplinas do ensino médio, dando amplo espaço para o debate de “Atualidades” (Papo Reto). Este é um requisito fundamental para as provas de conhecimentos gerais e de Redação do Enem, podendo também ser aproveitado em outros processos seletivos.

Os inscritos para as turmas de agosto poderão se preparar de forma intensiva, tendo a possibilidade de participar de um “Aulão Especial” e simulados previstos para ocorrer nas semanas que antecedem as provas do Enem.

 

Perfil dos cursinhos comunitários

Os cursinhos da UNEafro Brasil (União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora) atraem, principalmente, mulheres, estudantes oriundos de escolas públicas ou concluintes do ensino médio, trabalhadores e jovens em situação de vulnerabilidade. Há amplo incentivo à participação da população negra.

 

Como ser voluntário(a) ou abrir um novo núcleo

A Uneafro aceita novos colaboradores com vontade de atuar em um cursinho e acompanha a criação de novos núcleos. Para isso, basta enviar um e-mail com os dados pessoais, telefone e área de atuação para  [email protected] .

 

Sobre o movimento de cursinhos da Uneafro

A UNEafro Brasil é um movimento que se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas focando a superação das desigualdades de raça, cor, classe, origem, orientação sexual, que atingem, sobretudo, mulheres, jovens de baixa renda e negros.

Pular para o conteúdo