No mês da Consciência Negra, no dia 23 de novembro de 2024, em homenagem ao mês de aniversário de Alberto Braga, o rapper Mano Pelé, importante artista da cena Hip-Hop de São Paulo que nos deixou em abril deste ano, será realizado o primeiro Festival Rua Rap de Raiz. Idealizado pelos produtores culturais e artistas Jamaica, DJ Naves Júnior e Celinha, o evento é um tributo à memória de Pelé e agora será realizado anualmente para celebrar sua contribuição ao rap e à cultura preta.
O festival tem o apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, UNEafro Brasil e Arena Bela Vista. O nome remete ao esperado EP “Rua Rap de Raiz”, que seria gravado por Pelé. “Ele sempre prometia gravar esse disco e até se tornou um meme entre amigos. Este ano, essa ideia se concretiza em forma desse importante festival!”, comenta DJ Naves Junior.
Assim como ele, diversos artistas consagrados como DJ Voodoo, DJ Priscila Groove, Rúbia RPW, Mana Bela, XuhruNoRap, Jô Maloupas e Negotinho, James Lino, Hébano, Carlos Avonts, DJ Roger, Nego Bingo, Ryan Beatz, Pazsado, Costa Alves, Phantom DK, Marcelo Negão, Avonts, RAFRO UGODZILLA e GUÁ VMR farão parte da programação. “Estes artistas darão vida ao palco e fortalecerão a memória de Pelé através de performances vibrantes e cheias de significado”, explica Celinha.
“Pelé foi muito mais que um entusiasta! Sua presença nos eventos de rap e samba-rock e seu trabalho incansável na divulgação de artistas foram essenciais. Sua energia e dedicação continuam inspirando todos ao redor. Este primeiro Festival Rua Rap de Raiz será um espaço para celebrar sua vida, com cada atração e cada batida, honrando seu legado para a cultura preta”, finaliza Jamaica.