UNEAFRO Brasil realiza Aulão e espera receber cerca de mil jovens na cidade universitária neste sábado

No próximo sábado, 13 de maio, Dia Nacional de Luta e Denúncia contra o Racismo, a UNEAFRO realizará uma aula sobre a história em torno do chamado dia da “FALSA ABOLIÇÃO”. O evento, que ocorrerá durante todo o dia, terá a presença de educadores, estudantes de cursinhos populares, militantes do movimento negro e artistas, incluindo o escritor Sérgio Vaz.

Antes retratada como um marco da “abolição da escravatura” pela história, a data foi ressignificada a partir de mobilizações do movimento negro, como um dia para ser combatido o racismo e conscientizar sobre a violência contra a população negra, que perdura até hoje. A abolição deixou os negros abandonados, sem qualquer política para reparação ou garantir acesso à educação, saúde e trabalho decente.

“Não é uma data para comemoração. é uma data de celebração da luta dos nossos antepassados, que resistiram a escravidão mercantil até seu fim formal. É data de denúncia e de luta contra o racismo que, infelizmente, não foi abolido. Até hoje, vemos nosso povo ser humilhado, torturado e assassinado, seja pela polícia, seja dentro de supermercados, como no Carrefour, seja pela ausência de políticas públicas por parte do Estado. Nossa luta por liberdade e pela vida continua!”, afirma Douglas Belchior, cofundador da UNEAFRO Brasil.

Além da aula especial, haverá a entrega do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, que reconhece trabalhos realizados nas comunidades. Sarau com microfone aberto e, além de Sérgio Vaz, apresentações de MC DG, Brisa Flow e DJ Esteves

O evento ainda promoverá uma caminhada dos jovens pela cidade universitária. Muitos deles estarão pela primeira vez em uma universidade.

SOBRE A UNEafro
A UNEafro é um movimento que se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas. O trabalho mais conhecido são os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros/as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos.

Serviço

Aulão UNEAFRO – USP
Data: 13 de maio
Horário: a partir das 8h30
Local: Vão da História – FFLCH
Avenida Prof. Lineu Prestes, 338

Pular para o conteúdo