Comitês Antirracistas podem ser criados em todo Brasil e estimular o 1º voto da juventude brasileira

De acordo com a Justiça Eleitoral, aproximadamente um milhão e duzentos mil jovens entre 15 e 18 anos já solicitarão a emissão do primeiro título. O número corresponde a quase totalidade de jovens que se alistaram para votar nas eleições de 2020 e sinaliza uma mudança na tendência de queda nos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década. O prazo para se alistar se encerra no dia 4 de maio.

Nesse contexto, a Uneafro Brasil, organização com mais de 13 anos de atuação em lutas sociais e que agrega militantes da causa negra, da luta antirracista, antifascista, da causa das mulheres, da diversidade sexual e combate a todos os tipos de discriminação e preconceito – lança uma campanha pela criação de Comitês Antirracistas, que estimularão o primeiro voto da juventude brasileira: “Meu primeiro voto é antirracista” e “Meu voto antirracista contra a direita fascista”.

A campanha estimula a criação de centenas de comitês que serão instalados em diversas regiões do país, com atividades presenciais e online. Neles as pessoas poderão se reunir para debater a política nacional e as eleições 2022, a partir de um recorte racial dos temas. Nos locais, o público terá acesso a material impresso com informações sobre a campanha e a importância da eleição de candidaturas negras.

O historiador Douglas Belchior explica que o objetivo é que a campanha proporcione uma mobilização nacional que traga para a pauta eleitoral a questão do racismo, bem como a importância da eleição de candidaturas negras. Essa mobilização pode começar pela juventude, ou seja, pelo primeiro voto. “O eleitorado jovem pode fazer a diferença nesta eleição. Queremos mostrar a importância de votar com foco”, avalia Belchior.

As informações para participar ou criar um Comitê Antirracista estarão no site da campanha: www.votoantirracista.com.br

Pular para o conteúdo