A Uneafro Brasil, organização do movimento negro brasileiro pela educação popular, retorna às aulas gratuitas preparatórias para vestibulares, ENEM e concursos públicos em 2024. A volta dos cursinhos de educação popular será entre março e abril de 2024.

Para participar, é preciso preencher o formulário oficial disponível em inscricoes.uneafrobrasil.org 

No período em que completa 15 anos de atuação, a organização disponibiliza 3 mil vagas gratuitas para estudantes da comunidade negra, quilombola, indígena, imigrante, trabalhadora e periférica. As aulas são realizadas nos 30 núcleos de educação popular localizados nas cidades de Atibaia, Bebedouro, Cotia, Jacareí, Guarulhos, Poá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Mauá e na capital de São Paulo; e em Angra dos Reis, Belford Roxo, Mesquita e na capital do Rio de Janeiro. Estudantes de todo o Brasil também podem participar pela internet com o Núcleo Virtual.

Educação popular e formação política 

Quem estuda nos cursinhos dos núcleos de educação popular da organização recebe acompanhamento pedagógico de professoras, professores e coordenações voluntárias, além da apostila do material didático próprio construída por seu time pedagógico. Com 500 páginas, aborda temas relacionados a estudos africanos, povos quilombolas, povos originários, soberania alimentar, questões ambientais, ditadura militar, encarceramento em massa, comunidade LGBTQIA+ e sexualidade, elaborados por autoras e autores importantes do universo dos direitos humanos.

Para além de adquirir conhecimento sobre as disciplinas que vão ser abordadas nas provas de acesso ao ensino superior, alunos e alunas da Uneafro Brasil ficam por dentro do que acontece no país e no mundo com aulas de atualidades, história da África, direitos sociais e humanos, essas com o foco em introduzir discussões que os afetam cotidianamente.

Durante o ano, os estudantes são convidados a participar de agendas de incidência política construídas pela Uneafro. Um exemplo é a Jornada Pela Equidade Racial na Educação, projeto que está na sua segunda edição e vai à Brasília levar as pautas do movimento a espaços oficiais de decisão como o Ministério da Educação e o Congresso Nacional (em 2024, a 2ª Jornada estará na Conferência Nacional da Educação) e mobilizações públicas.

Atividades culturais como visitas a museus, exposições, teatro e cinema como temática do universo afro-brasileiro e práticas de educação ambiental como o cultivo de hortas comunitárias também são organizadas e oferecidas às turmas.

Pular para o conteúdo