Por: Caio Chagas

A articulação nacional com mais de 160 organizações de movimentos negros de todo o Brasil publicou um aditamento o seu pedido de impeachment, incluindo, dentre os crimes de responsabilidade, a ação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, para a ausência de um plano de vacinação, o colapso na saúde no estado do Amazonas e a ausência de ações contra a Covid-19. O pedido de impedimento foi protocolado em agosto de 2020, quando o país atingia a marca de 100 mil vidas perdidas pelo vírus. Hoje, com mais de 210 mil mortes, o país é responsável por 10% das mortes ocorridas em decorrência da doença no mundo. Para Maria José Menezes, esse dado expõe a necessidade da abertura de Impeachment. “Jair Bolsonaro é a figura central para que se configure o número absurdo de mortes causadas pela Covid-19”. 

Bióloga, Mestre em Patologia Humana, membra da Coletiva Mahin, Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e Coalizão Negra Por Direitos, Maria José vê com preocupação as declarações do presidente sobre a vacina. “As declarações mentirosas do presidente em relação à eficiência e segurança da vacina, em especial à CoronaVac, fizeram com que uma parcela importante da população começasse a duvidar das vacinas como instrumento de prevenção às doenças e isso deverá refletir na adesão aos programas de vacinação em geral. Um dano sem precedentes para a saúde pública”.

Em posicionamento aos Deputados Federais publicado em seu site, a Coalizão Negra Por Direitos responsabiliza o Presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade por ele cometidos durante o exercício do seu mandato, em especial os crimes de responsabilidade que colocaram em risco a vida de milhares de brasileiros. “Ao mesmo tempo em que atua contra a eficácia da vacina, ele coloca esse kit Covid, com medicamentos ineficazes e que causam sequelas nos pacientes e até uma piora em seu quadro quando contraem o vírus”, afirmou a Mestre em Patologia Humana, referindo-se à ferramenta TrateCov, do Ministério da Saúde, que recomenda o uso de medicamentos sem comprovação científica, como a Cloroquina, para tratar preventivamente a Covid-19.

Maria José Menezes recebendo o prêmio Marielle Franco no aulão inaugural da Uneafro, em 2018 Foto: Thiago Fernandes

Neste momento de alta de mortes e de sobrecarga do sistema de saúde, a Coalizão Negra vê como decisiva a atuação do Presidente da Câmara dos Deputados para a abertura imediata do pedido de afastamento. O presidente da Câmara dos Deputados é o único que pode fazer isso nesse momento, mas é fundamental o posicionamento dos demais deputados e deputadas para pressioná-lo a cessar a barbárie na qual nós, brasileiras e brasileiros, nos encontramos”, reitera a campanha criada para pressionar os deputados federais a discutirem e acatarem o posicionamento das mais de 160 entidades do movimento negro.  

O Brasil é o segundo país no mundo em número de mortes causadas pela pandemia de Covid-19, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, atingindo a trágica marca de 218.878 vidas perdidas. Dados levantados pelo Instituto Polis, que analisou a mortalidade na cidade de São Paulo entre os meses de março e julho, apontam que a doença é mais letal dentre os homens negros, 250 mortes a cada 100 mil habitantes. As mulheres negras também têm maior incidência de falecimento pela doença, com 140 mortes por 100 mil habitantes, contra 85 por 100 mil entre as mulheres brancas.

As mortes são maiores na população negra. Entendemos como um dos motivos do descaso do governo Bolsonaro frente à pandemia, já que esse governo tem uma agenda racista, machista, que fomenta o ódio às populações negras, quilombolas e indígenas”, pontuou Menezes. Encerrando sua fala, Maria José apresenta um cenário ideal de atuação no combate à pandemia. “Deveríamos garantir a extensão da renda básica imediata, reduzir a fome e a população de rua. Garantir a preservação dos biomas, a vacinação acontecendo de forma acelerada, além da revogação da Emenda Constitucional nº95”.

FOTO EM DESTAQUE: PEDRO BORGES / ALMA PRETA

Pular para o conteúdo