A caçadora de asteroides afirma que se for comprovada a descoberta o corpo celeste ganhará o nome do cursinho popular da Uneafro

Neste dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência (11/2), a Uneafro Brasil celebra a conquista da jovem Ana Beatriz Rodrigues Carvalho, de 18 anos. A integrante do Núcleo São Mateus em Movimento foi aprovada em três universidades públicas para o curso de física, além de ser considerada a melhor aluna do curso de ondas gravitacionais do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Inscrições para o cursinho popular da Uneafro Brasil estão abertas.  

Ana Beatriz foi premiada pelo programa “Caça Asteroides” desenvolvido pela NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Governo Federal (MCTI). Sua participação no programa é resultado de uma pesquisa apaixonante pelo universo da física instigada por um professor, durante o seu primeiro ano de ensino médio na Escola Técnica Estadual (Etec) de Sapopemba, que enxergou na estudante um prodígio. “Ele me desafiava a descobrir órbitas, indicava cursos e cobrava os certificados de conclusão”, explica Ana, acrescentando que desde 2020 já fez 42 cursos relacionados a Astronomia, Física e Matemática.

A estudante relembra sua jornada de estudos dentro da Uneafro Brasil. Ana é uma jovem periférica, sua vontade de continuar os estudos a levou a diferentes cursinhos populares pela falta de condições financeiras. Ela relata sua felicidade ao ser aceita no Centro Popular de São Mateus, naquele momento, ela ainda não sabia quantas oportunidades se abririam em seu caminho.“A gente sabe que geralmente a maioria dos cursinhos as pessoas começam e não terminam. Em São Mateus não foi diferente, começou uma turma de 50, 60 pessoas. Era muita gente numa sala e foi diminuindo aos poucos e, se não me engano, acho que só ficaram quatro, três… E eu estava lá”. conta

Ana Beatriz fala da Uneafro com entusiasmo e afeto, a jovem garante que se seu asteroide passar pelo processo de detecção e for descoberto ganhará o nome do polo São Mateus em Movimento, da Uneafro. “Eu quero homenagear o cursinho, quero dar um nome não muito grande, realmente fez uma parte muito significativa da minha vida, sem dúvidas me ajudou com muita coisa. Não só com a parte profissional de conseguir o vestibular, de ser aprovada, mas a parte amigável, todo mundo é muito gente boa, todos eles me ajudaram com muitas coisas”, relembra.

Ana Beatriz prestou diferentes vestibulares paulistas. Todos para o curso de física. Ela foi aprovada pela Universidade Federal de Itajubá, pela Unesp onde já declarou desistência da vaga e na Unicamp onde seu coração escolheu ficar desde o momento em que planejou prestar o vestibular. Ela também aguarda resultado em outras instituições que utilizam a nota do ENEM. “Eu escolhi a Unicamp, mas estou aguardando outros resultados pra ver se vai mudar alguma coisa, a gente nunca sabe. Vai ver eu consigo uma oportunidade em algum outro lugar. O que eu acho difícil, por que eu sempre sonhei com a Unicamp”, explica. 

A Uneafro Brasil acaba de abrir inscrições para seu cursinho popular em 2023. 

A jovem se emociona e chora de alegria todas as vezes que lembra que foi aprovada, mas anseia pelo desconhecido que lhe aguarda. Ana Beatriz também deixa um recado para todos os alunos que se inspiraram em sua história e estão no processo de estudos dentro do cursinho popular da Uneafro Brasil.

“Eu falo  para não desistir, o cursinho da Uneafro é ótimo, os professores são bons, e o legal do cursinho é que é voluntário, então você não vai ver professor que não é humano ou didático no ensino, sabe? Todo mundo que está lá, está porque quer ajudar e vão ajudar. Essa é minha dica, entra sem medo e não desiste, é cansativo, às vezes desanimador esse processo de vestibular, mas o final é recompensador”, finaliza.

Jornalista| Mayara Nunes

Pular para o conteúdo