À
Sociedade Brasileira
Aos candidatos/as à Presidência da República e candidatos/as aos governos de Estados.
Carta das Religiões Afro-Brasileiras, autoridades religiosas, intelectuais e acadêmicos a ser endereçada, na segunda quinzena de Setembro, aos postulantes aos executivos Nacional e Estaduais.
O Estatuto da Igualdade Racial (lei federal 12.288/2010) impõe ao Estado a obrigação de punir o racismo religioso e a intolerância (art. 26, caput), como também implementar políticas de promoção da tolerância, isto é, de valorização da diversidade religiosa (art. 13, inciso IV);
Não basta que o Estado respeite a crença ou descrença, cabendo-lhe promover o respeito e a tolerância, uma ação proativa que não se limite à punição mas que mobilize instrumentos de intervenção estatal nas áreas de comunicação social, educação escolar, política cultural, publicidade e propaganda visando valorizar, fomentar e assegurar a coexistência, convivência harmoniosa e respeito recíproco entre todas as convicções (ateus e agnósticos) e crenças;
A legislação distingue os diferentes papéis e níveis de responsabilidade do Estado, das estruturas, das instituições e do indivíduo na reprodução da violência decorrente do racismo religioso. Reiteramos a responsabilidade primordial do Estado na garantia do pleno exercício da liberdade de crença, de culto, de liturgia e de organização religiosa;
Acerca da responsabilidade dos agentes públicos, vale lembrar que estes devem obrigação rigorosa ao princípio constitucional da impessoalidade da administração pública. Assim, ao atuarem movidos por interesses religiosos, privilegiando ou prejudicando determinada confissão religiosa, devem responder por improbidade administrativa, crime de prevaricação ou mesmo crime de responsabilidade, sujeitando-se ao impeachment;
Nesta senda, impõe-se uma ação enérgica das autoridades públicas voltadas ao imediato desaparelhamento do Estado, visto que agências públicas de importância fundamental como os conselhos tutelares, por exemplo, espalhados pelos mais de 5.600 municípios brasileiros, encontram-se hoje aparelhados por facções religiosas, drenando dinheiro público para beneficiar interesses particulares e perseguir as Religiões Afro-Brasileiras;
O esforço de desprivatização do Estado deverá ser aplicado também na fiscalização dos meios de comunicação social, porquanto atualmente os programas religiosos ocupam o primeiro lugar na grade da TV aberta, um serviço público financiado por todos os brasileiros que não pode aparelhado pelo discurso de ódio religioso, o qual incita e induz brasileiros a ofenderem e agredirem outros brasileiros em razão de sua crença ou descrença;
Reiteramos, ainda neste ângulo da repressão estatal, que os ataques a templos das religiões de matriz africana, a tortura de sacerdotes(isas), a destruição de símbolos religiosos e a depredação de terreiros, difundidas pela internet, configuram crime de terrorismo que deve ser investigado e punido pela Justiça Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal. Do mesmo modo, a depredação de templos deve ser tipificada como crime ambiental (lei 9.605, art. 62) e não como mero dano ao patrimônio privado;
A impunidade que insiste em naturalizar a violência cotidiana perpetrada contra as Religiões Afro-Brasileiras, faz com que no Rio de Janeiro e em outros estados, sacerdotes e sacerdotisas sejam tratados como “deslocados internos”, refugiados em seu próprio país, expulsos de seus territórios e obrigados a abandonar suas residências sob a mira de armamentos de guerra. Ao Estado cabe indenizar as vítimas, propiciando-lhes nova habitação, a reconstrução de seus templos e reparação integral de todos os danos materiais e imateriais;
O direito à reparação cível em razão de dano decorrente de racismo religioso, atualmente encontra-se amparado pela Constituição da República, devendo os entes federativos serem responsabilizados por quaisquer danos à dignidade, honra, bens materiais e ao patrimônio cultural material e imaterial das Religiões Afro-Brasileiras;
O patrimônio cultural material e imaterial Afro-Brasileiro, o acarajé e a capoeira, dentre tantos outros tombados e inventariados, constituem o núcleo fundante da nacionalidade brasileira, da memória, identidade e história dos africanos escravizados e seus descendentes, maioria da população brasileira. Cabe ao Poder Executivo assegurar a integridade deste patrimônio, pondo fim a imitações racistas e violentas que pretendem desfigurar e antagonizar este legado com fraudes ditas evangelizadoras tais como “bolinho de Jesus” e “capoeira gospel”, as quais configuram indisfarçável ofensa ao sentimento religioso e ao legado civilizatório Afro-Brasileiro;
Por último, mas não em último, urge a implementação dos dispositivos da LDB que prescrevem a tolerância como princípio de política educacional (art. 3º, IV e art. 32, IV), em consonância com o Protocolo Adicional da Convenção Americana de Direitos Humanos, segundo o qual “a educação deve tornar todas as pessoas capazes de participar efetivamente de uma sociedade democrática e pluralista (…) e favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre (…) todos os grupos raciais, étnicos ou religiosos, e promover as atividades em prol da manutenção da paz” (art. 13, item 2).
Nossos esforços em defesa de políticas públicas de promoção do respeito religioso relembram o histórico de luta de nossas lideranças como Mãe Aninha que, em 1930 se desloca ao Palácio do Catete e exige o fim da perseguição policial e respeito as nossas práticas; na década de 1940 Mãe Lídia Alves reivindica a reabertura das casas de Candomblé no estado de Pernambuco, ambas enfrentaram com altivez o regime militar. Toda homenagem e honra aos nossos ancestrais escravizados condenados a morte pelo crime de feitiçaria; aqueles obrigados a fecharem seus templos; aos que se submeteram a exames de sanidade mental; presos; torturados; aqueles que tiveram seus artefatos sagrados apreendidos e as crianças arrancadas de seus pais e mães com o aval do Estado brasileiro em razão de sua crença em nossa religião.
São Paulo, 22 de agosto de 2022.
UNEafro Brasil[1]
IDAFRO Instituto de Defesa das Religiões Afro-brasileiras
ILÊ ARA Instituto Livre de Estudos Avançados em Religiões Afro-brasileiras
Grupo de Pesquisa LAROYÊ culturas infantis e pedagogias descolonizadoras
CENARAB Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira
Renafro Saude – Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saude
[1] O rol de aparição segue a ordem de adesão.
Assine também!
Movimentos, Terreiros, autoridades religiosas e personalidades que assinam:
ANAN Associação Nacional da Advocacia Negra
CENARAB Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira
KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço
Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco
Coletivo Casas de Axé de Paulínia
Fórum Ecumênico – Act Brasil
Coletivo Iya Akobiodé
Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Estado de São Paulo)
Grupo de pesquisa AnDanças – Performances de pensamento
Comunidade Quilombola Porto Dom João
Ìyá Sandrali de Oxum – Coordenadora do GT Mulheres de Axé da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde , Núcleo Rio Grande do Sul – RENAFRO/RS
Prof. Dr. Hédio Silva Jr.
Profa. Dra. Ellen de Lima Souza
Prof. Dr. Sidnei Barreto Nogueira
Gersonice Azevedo Brandão Ekede Sinha Ilé Àṣẹ Ìyá Nasò Oká – Casa Branca
Axé Ibalatam – Pai Toninho de Oxum
Prof. Dr. Ivanir dos Santos Coordenador da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Ìya Ana Gualberto D’Osun – ILê Axé Ofá Omi Layo
Iyalorixá Jaciara Ribeiro Abassa de Ogun
Dra. e Jornalista Claudia Alexandre Alexandre – Ebomi de Oxum
Cecure – SP – Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas e Terapias de Cura Espiritual
Templo de Umbanda Liberdade Tupinambá – Paraty (RJ)
Tenda de Umbanda Caboclo Pena Verde e Vó Luiza/ Nação Angola. Pai Fábio de Ogum.
Centro Cultural Afro Sítio Pai Adão – Ilê Obá Ogunté
Comunidade da Compreensão e da Restauração Ile Ase Sango
Daniel Pereira (Daniel de Òsógiyán) – CREIA Òsógiyán
Terreiro de Umbanda Pai Joaquim de Aruanda e Caboclo Sete Flechas – Casa Luz do Despertar pelo sacerdote e sacerdotisa, Pai Alberto Fissore Neto e Mãe Tati de Iyemoja.
Alexandre Cumino, Cientista das Religiões Bel.
Rodrigo Queiroz Presidente Instituto Cultural Aruanda e Diretor Umbanda EAD
Thobias da Vai-Vai cantor
Marcos “Nasi” Valadão – cantor e compositor
Dr. Paulo Iotti- Doutor em Direito Constitucional e advogado de Direitos Humanos
Dra. Maira Vida Afrogabinete de Articulação Institucional e Jurídica – AGANJU/Coalizão Negra por Direitos
Dra. Isabela Dario, Advogada/MG
Dr. Fernando Barbosa, Advogado/MG
Dr. Anivaldo dos Anjos, Advogado
Dr. Antônio Basílio Filho, Advogado
Dr. Jáder Freire de Macedo Júnior, Advogado
Comunidade da Compreensão e Restauração Ilé Àṣẹ Ventos fortes de Ọya – Ìyá Elisângela de Ọya
Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Profa. Dra. Nilma Lino Gomes
Prof. Dr. Valter Roberto Silvério
Profa. Dra. Anete Abramowicz
Profa. Dra. Stela Guedes Caputo
Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva
Profa. Dra. Ekede Cristiane Linhares
Prof. Dr. Reginaldo Prandi – emérito da USP
Valmir Ferreira Martins( Baba Diba de Iyemonja) coord Nacional
Comunidade Terreira Ile Ase Iyemonja Omi Olodo
Prof. Dr. Rosenilton Silva de Oliveira
Africanamente Centro de Pesquisas, Resgate e Preservacao de Tradicoes Afrodescendentes
Ilê Axé Oba Ojumã – Mãe Bia de Xangô
Gracineia Florêncio dos Santos – Iyalorisá Gracineia de Osun
Ekede Suelena Marcelino Moreira.
Marina Lopes Ferreira
CCRIASOL – Comunidade da Compreensão, Restauração Ilê Àṣẹ Òbaluaiyê – bàbá Osiris de Òbaluaiyê
Ogã Marcelo Moreira
Iyalorixa Josilene Brandão – coordenadora do Coletivo DAN EJI
Selma Gomes Da Silva
Ekeji Carla de Osun
Marina Lopes Ferreira
Ogã João Carlos Pio de Souza – Ilé Axé Alá Tooloribi / Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana – PCTRAMA
Beatriz Borges Bastos
Taata Kamuanga
Ramsés Bruno Elias dos Reis
Ìyálorisa Walkiria de Osun
Alecsandro de Araujo.( Alex de Sango)
Luana Villela Jordão
Mãe Nana de Yemoja
Mãe Izildinha de Obaluaywe
Dotè Mussagun
Donè Annuga
Ademir
Adilson Nishimura, Ile ase Lins
Adna Candido de Paula, Caboclo Folha Seca
Adriana Baptista
Adriana Tonelli, Ccrias
Alan Santos de Oliveira, Ilê Axé Opo Olu Ode, Associação Beneficente Nana Yaloode Aiye
Alane Dias Biserra
Alberto Lima, Ilê Axé Ogum Ogô, Manta
Alessandra Martins Felix, Associação nacional de advocacia Negra
Alessandro Danielli Nicola
ALEX BORGES BARCELLOS, Ile axé OMIOJUARÔ, Rede afroambiental
Alice Hudson Braga
Ana Cláudia Mastrocola Garcia
Ana Cristina Chaves Resende
Ana Lúcia Lucchese, Terreiro de Umbanda Mãe de Deus
Ana Narducci
ana paula vitorio
Anamaria Alvarez Xavier
ANDREA DA CONCEICAO CARNEIRO
Andrea Henrique
Ângela Maria Novaes
Antonio David Filho da Silva Morais, UNEGRO
Antonio do Nascimento Rodrigues
Antonio Golgenstein, Ilẹ̀ Àṣẹ Èṣù Òṣún Omi Ìsò
Antonioni Afonso, ILÊ AXÉ OJÚ ONIRÊ
Aparecida Adriana da Silva Andrade, Vô Benedito, Preto velho
Arlene de Katendê, CISIN – Centro de Integração Social Inzo Ia Nzambi
Arlene M Camargo, Inzo Ia Nzambi Muzulu Nsaba
Arnaldo pereira Villela filho
Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana ARATRAMA, ARATRAMA, Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana
Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé, Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé
Áurea Maria Rios
Aurino José Góis
Babalorixa Leonardo de Oxum, Igbá Asé OmiOlá, Associação Cultural Afro Brasileira Igbá Asé OmiOlá
Babatunde Tajudeen Ogunjimi, Ogbeola produção, culturais artes e turismo, Babalawo
Bárbara de Miranda Americo da Silva
Beatriz
Beatriz Sena da Silva
Belisario dos Santos Jr
Bianca Freitas Leme
Caio Rodrigues, Ilê Oju Ayra Asé Ogodó
Camila
Camila
Camila Carvalho
Camila Marques Leoni Kitamura
CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO, ILÊ AXÉ OXÓSSI E OYA MARETEKU – KETU
Carmen Helena Ferreira Leite, Pai Joaquim de Angola
Carol Sant’Anna
Cássio Mesquita de Melo
Célia Silva, Casa de Bioadeiro, Associação Cultural e Beneficente do Caboclo Boiadeiro
Chirley Rodrigues Mendes
Cidinha Santos, Coletivo Feminista Classista Maria vai com as Outras
Cintia Lumi Matsuda
Cirlene Fernandes da Silva, Sanzala Kassambe
Cláudia Alves Ferreira
Cláudia Alves Ferreira
Cristiane Friso, TUC Sete Espadas
Cristiane Goncallves
Cristiane Penha D Pereira, Tenda de Umbanda Geração de Luz Oxossi e Oxum
Cristiane Silveira
Cristiane, Muta Geremim
Cristina Adelina de Assunção
Cristina Gomes, Sou Yagibonam no Ilê Asé ofa Omin Efon em São Caetano do Sul/ SP
Daniel
Davidson de Jesus Santos Silva
Dayse Cristina da Silva
Denise Alves
DENISE MARIA BOTELHO, Ile Ase Alagbede Orun
Denise Santos da Silva
Denise Sousa Amorim, Casa de Nanã, Coletivo Dan Eji
Diego Correia da Silva, Associação Grupo de Capoeira Ile de Angola
Diego Laudelino
Douglas Miranda Ayres Bonfim, Ilé Ọya Àṣẹ Alákáyé
Durval Arantes
Eduardo Rosa, Comunidade de Resgate Afro Rosas Negra
Elaine Cristina Pedro, Culto Tradicional Yoruba, COVOYA
ELAINE DOS ANJOS BRITO MIRANDA, MAGÉ
Elane Gabriel
Elen Lima
Elenir Fagundes Santos Freitas, Linguagem Periférica
Elias Martins Daros, Templo de Cultura e Umbanda Ogum Mege
Elisa Lucas Rodrigues
Elisângela Aparecida Raimundo, Templo Espiritualista de Umbanda Farol da Estrela Guia
ELISANGELA FERREIRA
Elizabete Umbelino de Barros, Ilê Axé Iya Oloxum, Ilê Axé Iya Oloxum
Elizabeth Canhoni Moutinho
Elza Mariá Silva Oliveira, Inzo kwa Nkisi Matamba Katu Omi Dilewi Filha, Rede Afroambiental
emilia filomena calvi, Tenda de Umbanda Senzala dos Pretos Velhos
Erick da Silva Santiago, Templo de Umbanda Sr. Oxossi Caboclo Pena Roxa e Caboclo Mata Virgem, Entidade Religiosa
Érika Cesar de Assumpção, Casa de Caridade Gauisa, Pai Joaquim
Eunice Acosta
Eva Pires Dutra, Ilê Axé Ibá Odé, Advogada
Fabiana antunes da silva, Kwe
Fabio Santos Barbosa
Fabíola Fernanda Dominici Sampaio, Ilê Ashé Ogum Sogbô
Fabrine Pereira da silva
Fernanda Pereira Belculfine, Casinha, Zé boiadeiro
Fernanda, Zòogbodo Bogun Malê Sejá Hundé, Gbessèn
Flavia Espindola Fernandes Daros, Templo de Cultura e Umbanda Ogum Megê, Associação Religiosa
Flávia Fernanda Arruda, Omoloko
Florinda Gomes Pires do Carmo
Franciele
Francielle Batista de Carvalho
Francinilson Campos da Costa
Fransérgio Goulart, Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial
Gabriel Araújo
Genésio Pinto de Arruda Neto, Kwe Seja Lagi Deji Ayé Benin Nidan
George, Ilè Ase Alagbede Orun
Geralda Aparecida Vieira de Carvalho
Gerson Carlos P Lindoso, Ilê Ashé Toy Xapanã, Geabrac/ Neabi IFMA
Gislaine Araujo
Grazielle Pereira de Oliveira
Guilherme Magalhães Oliveira
Helio Loiola dos Santos Junior
Heloisa Aquino
Henderson Claiton Bariani
Ida Maria Foschiani Dias Baptista, Pesquisador Científico/ Saúde Pública
Ignez Teixeira, Ilê Axé D’Ogun-Já, Mãe Ignez D’Yansã
Iguatemy da Silva Carvalho, Casa de Nanã, Coletivo Dan Eji
Isa Andrade
Isabel Marcelino, PSDB
Isabel Mattos
Isabell Theresa Tavares Neri
Isael
Ivanise Santos, Ye Axé Ogum/Oxalá
Iya Josilene Brandão, Casa de Nanã, Coletivo DAN EJI
Iyalorisa Omilade, Ilé Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n Oloroke Omi Ọba Inà
Izabella De Oliveira Marques Machado
Jacqueline Moraes Teixeira, Unb
Jane simon, Umbanda, Templo ogum mege
Jane simon, Umbanda, Templo ogum mege
JOAO MARCELO SANTOS
João Marcos Cardozo
JOAO ROBERTO DE JESUS FILHO
Joice c Aguiar, IleAra
Jolúzia Viana
Jonathan Gomes
Jorge costa silva filho
Josanira Rosa Santos da Luz, Casa das Minas, São Luís do Maranhão, Grupo de mulheres negras mãe Andresa
José Gilmar da Silva Souza, Sanzala Kassambe
José Guillherme Santos Andrade
Josimar de Oliveira Mesquita, Tenda nossa senhora dos navegates, João Marambaia
juçara marçal
Juliana da Conceição Borges
Kaita Schon, Tenda de Umbanda Vô Benedito de Aruanda
Keila Christina Silvério, Casa de vó Cambinda, Cambono
Lais Mascarenhas, Oxum
Laiza de Souza Silva
Leonardo Sgrinier, Ilê Axé Iya Oloxum, Templo religioso
Lívia Lima
Lizete Maria Rubano
Luana Marsilio Ramos, Templo de cultura e umbanda Ogum Megê, Iemanjá
Lucas Gonçalves
Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante
Luciana Martins
Luciana Targino
Lucineide Ferreira dos Santos
Luisete da costa portela
Luiz Fernando Gonçalves, C.E.U Caboclo Tupinambá, Umbanda
Luiz Henrique Siqueira Maia
Lygia Pupatto
Ma. Joseanes Lima dos Santos, Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno
Mãe Sílvia de Xango, T.U Caboclo Machu-Ma/Caboclo Girador Das Matas e Pai Nago de Aruanda/ Vovó Cambinda, Associação
Mãe Silvia de Xango, T.U Caboclo Machu-Ma/Caboclo Girador das Matas e Pai Nago de Aruanda/Vovó Cambinda, Coordenação Renafro/Araraquara
Maite de Oliveira Freitas
Manuel Fabricio Alves de Andrade
Márcia Rípoli Accacio, Ilê Asè Omo Odé Alaketum, Candomblé
Marcos Antônio Rodrigues, Tenda do caboclo boiadeiro, Boiadeiro, xango,caboclo flexeiro
Maria A Rodrigues
Maria Angela Falsi Violani
Maria Aparecida Santos de Aguiar, Ile Axé Ijexa Orixa Olufon, Terreiro de candomble
MARIA CECÍLIA FAGUNDES DE MELO, Bate Folha, Bate Folha
Maria Cristina Palhares
Maria da Conceição Barbosa Gonçalves, Casa de Mina Jeje Nagô N Sra das Graças
Maria da Conceição Cotta Baptista, Axé Kwê Cejá Gbé, Olissá
maria das graças de oliveira nascimento, MIR-MOVIMENTO INTER-RELIGIOSO DO RIO DE JANEIRO
Maria Elisa Thomaz de Matos
Maria José Diniz costa, Terreiro de Mina ilê àse orisa xangô
Maria Teresinha Cirilo dos Santos, São Paulo, Candomble
Mariana Belmont, Uneafro Brasil
Mariane Gennari
Marília Fenerich de Carvalho
Marília Fenerich de Carvalho
Marina Pereira de Andrade
Mario Luis da Silva
Marivaldo Dos Santos Júnior, Pesquisador ufba/fapesb
Mateus de Faria Valadares, Ile axe ogunfunmilayi
Mauro Rodrigues Aulicino
Max Luciano dos Santos
Melrilane Farias Sarges, Ilê Asè Oju Ogun Funmilaiyó
Micaeli Almeida
Micheli Alexandra Nogueira, Ile Ase Afonjé, Candomblé Jeje
Michelle Viana
Milton Bueno de Almeida, Apeoesp
Miqueline
Moisés dos Santos Viana, Universidade do Estado da Bahia
Moisés Ferreira Santos, Casa Pequenina da Cololina, Umbanda
Mônica Custódio, UERJ/FFP
MUMU DE OLIVEIRA, Grupo de Pesquisa Laroyê – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras
Naiara Neves
Natália Menezes, Kwe Tògùn Mussagùn Aziri, Kwe Tògùn Mussagùn Aziri
Nicia Silveira
ODILEI TAVARES, APEOESP
Odilon Revetria Garcia Ribeiro
OLGAISES CABRAL MAUES
osmil Osmar Malaquias da Silva Camargo
Osvaldo De Paula
Patricia Domingues
Patricia Domingues
Patrícia Maria da Silva
Paulo Eduardo Motta Noviello
Paulo Fatigatti de Morais Lopes, Casa de Umbanda Sagrada Sete Luzes Vivas e Divinas
Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo), Ponto de Cultura Rádio Capoeira e Associação de Capoeira Kilombarte
PAULO MARCOS BORGES RIZZO, Aposentado
Paulo Perê
PEDRO ALVES PEREIRA, Ilé Axé Alaketu Lamike mi Odè, Casa Afro Cultural e Assistêncial São Jorge
Pedro Henrique clementino Ferreira
Professor Erisvaldo Santos, Ilê Axé Ogunfunmilayo, Catabamg
Rafael André Soave
Rafael Azevedo, Canzua de Seo Tranca Ruas, Tranca Ruas
Rafaela Lima, Ilê Oyá T’Ogun, Associação Cultural Ilê Oya T’Ogun
Raul Santiago da Silva, Coletivo Papo Reto / Movimentos.
Regiane Inamorato, Ilê Axé Iemanjá Ogun e Cabocla Jurema
Renata Carneiro
Renata del monaco
Ricardo Pereira dos Santos, Associação Grupo de Capoeira Ilê de Angola
Rildo José Santos Conceição, São Bento, Sem fins lucrativo
Rinaldo Araujo, Ile axe Aira Serenti, Matriz africana
Rita de Cássia Sales Diirr, Itaipuassu, Coletivo Pretas Baobab
Roberto Carvalho, Esperança
Robson Brante
Robson Vieira Panza, Ilẹ̀ Àṣẹ Àyrá Ìrìn
Rosana Rufino, Instituto da Advocacia Negra Brasileira
Rosane Rezende Leandro, Ilê axé cariomim Docaiango, Associação ilê axé cariomim Docaiango da cultura afro brasileira dos religiosos de umbanda candomblé Jurema e ifa
ROSELI DE OLIVEIRA, Ile Iya Omi Asé Adelode
Rosilene Torquato de Oliveira, APNs
ROSINALVA TEIXEIRA SILVA, Casa de Cultura Afro Gerais =Ilê Axé odejun Queá
Sandra Aparecida Barros pontes
Sandra Cordeiro Molina, Nono, Nono
Sandra M Aguillera, Black Divas
Sandra Regina do Nascimento
Sarah Soares Morais
Sergio Ferreira, Egbé Sàngó, Egbé Sàngó
Sérgio Roberto dos Santos
Severina Dulce Davi de Souza Neta
Shirley diniz, Casa cabocla jacyara
Silvio Martins Ferreira, CCRIA-LO, Osoogyian
Simone Carvalho
Simone Lamas
Simone lima
Sonia CORREA
Suelen Silva Real Barbosa
Sueli Chan Ferreira, IléAsè Oyá Aféfé Àgbàrá, Oyá
Susi Oliveira
Sydney Cincotto Junior
Tamiris Bridi Mantovani
Tania Jandira R. Ferreira, Aldeia do Caboclo Arari
Tarcisio Ferreira de Azevedo Filho
Thais Pereira da Silva
Thaís Pereira Silveira de Almeida
Thaís Rodrigues de Souza
Thaís Siqueira, Jardim Ângela, zona Sul, Desenrola e Não Me Enrola
Thamires Martins da Silva Orefice
Thiago Costa dos Santos, Centro de umbanda flecha de Aruanda
Thiago Souza Fernandes
Thula Kawasaki
Thyago Ruzemberg Gonzaga de Souza, NEABI-IFAL/Piranhas
Tony Marlon
trina dasilvasantos, Ile Axé Oxalá Jobocum
Uilma Oliveira
Vaneide Laranjeiras
Vera Lúcia Panno
Vera vasconcelos, Ilê axé opo Baragbô
Victor José Souza Domingues, Ilê Ase Oya Egunita, Baiana
Victoria Batista
Vilena Soares
Vinicius dos santos
VINICIUS QUIROGA MENDOZA
Violeta Caldeira
Violeta Caldeira
Vitor Chaves Braga
Vitória
Viunetane Siqueira Alves
Vívian Chaves Braga
Viviane Elisabete Souza Almeida
Vladimir Miguel Rodrigues
Waldemir Rosa
Walmor Francisco Neto
Walter Sant’anna de Oliveira Junior, Nova Frente Negra Brasileira-NFNB
Wanderson Carlos Nunes da Silva
Wilker mazzuco dos Santos
Wilson Cabral de Sousa Junior
Xɛ́byosɔnɔ̀ Alberto Jorge Silva Ọba Méjì, Axɔ́súxwé Acɛ́ Mina Gɛgi Fɔn Vodún Xɛ́byosɔ Toy Gbadɛ́, Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana
Zulene Marques, Ilê Axé akorô d’ogum
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