De 14 a 16 de novembro de 2024, a comitiva da UNEafro Brasil participou do G20 Social, uma iniciativa do governo brasileiro para ampliar a participação da sociedade civil nas atividades e decisões do G20. O evento que aconteceu durante a 19º encontro da cúpula do G20, no Rio de Janeiro, reunião de líderes das principais economias de mundo que debate iniciativas para o desenvolvimento social e econômico do planeta, tinha como tema “Uma aliança global por justiça climática, o fim da fome e igualdade de direitos”.
O objetivo do G20 social era aumentar o diálogo entre os líderes governamentais e a sociedade civil, propor e cobrar respostas aos problemas atuais e estabelecer um novo modelo de governança inclusiva, a partir de plenárias, feiras, reuniões e outras atividades. As contribuições dos debates foram consolidadas em um documento final que foi entregue aos governos de todas as nações na Cúpula dos Líderes do G20.

“Nosso papel nessa jornada foi entender como os direitos da população negra, indígena e periférica estão inseridos nas discussões sobre soberania alimentar e justiça climática”, aponta Fabiola Carvalho, coordenadora de núcleos da UNEafro.

No encontro, a UNEafro também lançou junto a Perifa Connection e Tô em Movimento, a pesquisa “Juventudes Negras”, documento que reuniu dados essenciais sobre as vivências, desafios e direitos da juventude negra brasileira. O estudo visa  contribuir efetivamente com as políticas públicas para esse público.

Leia a pesquisa aqui.

Pular para o conteúdo