Movimento atende cerca de 3 mil estudantes por ano na cidade
A UNEafro Brasil foi reconhecida, em 16 de abril de 2024, pela Câmara Municipal de São Paulo, com a Salva de Prata, principal honraria da casa. A premiação ocorrerá em reconhecimento aos serviços prestados ao longo de 15 anos, promovendo o acesso de milhares de jovens, negros e periféricos ao ensino superior através dos seus cursinhos populares.
A vereadora Elaine Mineiro, do Quilombo Periférico, autora do decreto, durante a justificativa, recordou que a UNEafro é uma entidade do movimento negro com atuação histórica no debate racial em diversos âmbitos e com atuação direta na educação por meio de seus núcleos de base.
“Nesses quinze anos de atuação, a organização já atendeu diretamente pelo menos 20 mil estudantes dos núcleos de base onde funcionam os cursinhos populares, mas somadas as suas outras ações, como os debates e atividades promovidas em sede, ações de incidência política, denúncias, proposições, dentre outras, o número de paulistanas e paulistanos beneficiados pelos serviços da UNEafro é inestimável”, afirma a vereadora.
A Salva de Prata é uma honraria oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, como forma de destacar os serviços prestados para a cidade.
Nas últimas décadas, a UNEafro tem atuado com a educação popular em diversos territórios da cidade de São Paulo e em várias regiões do país, mobilizando uma rede de militantes e ativistas em defesa da educação e da luta antirracista, que segue impactando a vida de milhares de jovens negras, negros, quilombolas, indígenas e de periferia, suas famílias e comunidades.
A entrega da premiação acontecerá em sessão solene, na própria Câmara Municipal ou em local ainda a ser definido.