Doe para a campanha “Apoie estudantes da comunidade negra e periférica”, da UNEafro Brasil. Estamos em mais de 35 núcleos presenciais nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e chegamos em comunidades de todo o Brasil por meio do Núcleo Virtual, com cursinhos populares que preparam, gratuitamente, milhares de estudantes para os vestibulares e o Enem. Para ajudar na permanência desses jovens em nossos cursinhos, o que inclui auxiliar com recursos para transporte, alimentação e material extra de estudo, pedimos sua ajuda. 

Os estudantes que já passaram por nossos núcleos e agora estão nas universidades também precisam de ajuda e a campanha também tem o objetivo de atendê-los. Com as mesmas demandas de transporte, alimentação e materiais de estudo, essa parcela de ex-alunos e ex-alunas da UNEafro Brasil precisa de apoio para continuar estudando no ensino superior até a hora de se formar.

A desigualdade de oportunidades e evasão escolar para crianças e adolescentes negras e negros de periferia é uma realidade antiga no Brasil. Segundo estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2019, jovens negros de 14 a 29 anos são maioria nas estatísticas de evasão escolar no ensino básico. Eles somam 71,7% dos alunos que abandonam os estudos. Outra pesquisa da ONG Todos Pela Educação mostra que o percentual de jovens pretos e pardos matriculados no ensino médio em 2022 é o mesmo de brancos dez anos antes – ou seja, existe uma década de atraso entre eles. Entre os jovens de 19 anos que concluíram o ensino médio, a distância é ainda maior.

Esse cenário também é visto no ensino superior. A roda de conversa “Bem Viver das Juventudes Negras: Trajetórias Coletivas nas Universidades”, promovida pela Oxfam Brasil, apontou a despesa com transportes diante da distância do deslocamento entre o local de moradia e a unidade universitária como fator que contribui para o abandono dos bancos escolares e a falta de creches próximas dos locais de estudo para que mães e pais universitários possam deixar os seus filhos enquanto estão em aula. 

Os cursinhos populares têm o objetivo de ser o suporte para estudantes negros, indígenas e periféricos para que a entrada e a permanência nas universidades possam ser concretas. A UNEafro Brasil também acredita nesse sonho e conta com a sua contribuição para que ele se torne realidade.

Doe qualquer valor para a UNEafro Brasil:

Banco do Brasil
Agência 4054-1
Conta Corrente: 285.078-8
PIX: [email protected]
Em nome de Instituto de Referência Negra Peregum

Pular para o conteúdo