A Uneafro Brasil participou da audiência pública “Vidas Negras com Deficiência Importam” da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, no Senado Federal. O debate interativo promovido no dia 18 de setembro de 2023 teve o objetivo de discutir sobre a urgência de políticas públicas para combater o capacitismo e o racismo na sociedade brasileira.

A audiência pública contou com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos (SNDPD-MDHC), Anna Paula Feminella, a pedagoga e fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam, Luciana Viegas, e representando a Uneafro Brasi, o professor, coordenador do Núcleo São Mateus em Movimento e militante PCD, Levi Castro.

Em sua fala, Levi Castro apontou que pessoas com deficiência são mais suscetíveis à violência – desde a violência sexual até a violência psicológica, passando também pela violência policial e também muitas dificuldades em entrar no mercado de trabalho. Essas dificuldades, acrescentou o professor, são ainda maiores quando se trata de uma pessoa negra com deficiência.

LEIA TAMBÉM! Relatório das pessoas negras com deficiência no Brasil é lançado na Uneafro

LEIA TAMBÉM! Por mais acessibilidade para pessoas negras e pcds no movimento estudantil 

O presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), que também dirigiu o debate apontou que tema da audiência faz referência a um movimento criado para lutar por uma sociedade antirracista e anticapacitista, que busca políticas públicas de proteção e respeito aos grupos minoritários, com destaque para as pessoas pretas com deficiência. Paim informou que recebeu um relatório do movimento, com dados sobre quilombolas, indígenas, populações em situação de rua e outros grupos marginalizados. De acordo com o senador, o documento também faz sugestões sobre iniciativas do estado e da sociedade em favor dessas classes mais vulneráveis.

Assista todo o debate “Vidas Negras Com Deficiência Importam” no Senado Federal no Youtube:

Com informações da Agência Senado | Foto: Asthego Carlos

Pular para o conteúdo